Prometeu EMAGRECER?
Eles prometeram e conseguiram
Nathalie - 15 kg / Paulo - 35 kg / Cintia - 49 kg
A Dieta Dukan, também conhecida como Dieta Francesa ou Prototal, foi criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan. A dieta segue a mesma linha da Dieta Atkins, em que há uma drástica redução do consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras.
A Dieta Dukan é dividida em quatro fases:
Fase de Ataque: A Fase de Ataque tem duração de 2 a 7 dias e representa a fase mais radical da dieta, em que são permitidos apenas alimentos cuja composição é principalmente protéica. Nessa fase os alimentos permitidos são: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos.
Fase de Cruzeiro: Nessa fase alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, possibilitando alternar os dias de consumo de proteínas como o consumo de proteína junto aos vegetais permitidos. Essa fase deve ser mantida até se atingir o peso desejado. Durante a fase de Cruzeiro é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litros de água ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.
Fase de Consolidação: A Fase de Consolidação tem como objetivo inserir outros alimentos e evitar o reganho de peso, que comumente acontece após a perda de peso rápida. Essa fase tem a duração de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores. Nessa fase é introduzida uma porção de pão integral, uma de frutas e uma de queijo, bem como duas porções semanais de cereais.
Fase de Estabilização Permanente: Esta fase é recomendada durante toda a vida, como forma de manter o peso conquistado. Essa fase é baseada em 3 regras básicas: a Fase de Ataque deve ser repetida uma vez por semana, a pratica de atividade física deve ser mantida e o consumo de 3 colheres de aveia por dia.
- As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.
- Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, ocorre perda de massa também.
- Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.
- Os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo, a exclusão deles como recomendado pela dieta pode promover quadros de tonturas, fraqueza e desmaios. Além disso, como o consumo insuficiente de carboidratos o corpo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células.
- Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto e AVE.
- O grupo amina contido nos aminoácidos que compõem as proteínas é eliminado pelos rins. O excessivo consumo de proteínas pode ocasionar um aumento significativo na quantidade de amina a ser eliminada promovendo, consequentemente, uma sobrecarga renal. Se essa situação permanecer por longos períodos, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.
- O desconforto gástrico pode também ser uma queixa entre os adeptos de dietas ricas em proteínas como a Dukan. Esse desconforto pode estar relacionado ao demorado processo de digestão de proteínas e gorduras. Alimentos ricos nesses nutrientes apresentam uma digestão mais complexa o que os deixa no estômago por mais tempo, favorecendo o desconforto gástrico.
Aprenderei a me alimentar corretamente?
Dieta Dukan: A rotina alimentar desta dieta é de extremos. Você reduz drasticamente o consumo de carboidratos e ingere proteínas e gorduras em excesso. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.
Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.
É fácil de seguir?
Dieta Dukan: A Dieta Dunkan está no grupo das ditas restritivas, ou seja, é uma dieta que interfere radicalmente na sua rotina, te privando de consumir algum tipo de alimentos, no caso, os carboidratos. Toda mudança radical é difícil de seguir e interfere até no seu humor. Você está disposto a levar uma vida de privações?
Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.
O que terei a minha disposição?
Dieta Dukan: Como na maioria das dietas restritivas, para fazer a Dieta Dunkan, você conta com a lista de regras e restrições de cardápio. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.
Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!.
Farei a dieta sozinho?
Dieta Dukan: Normalmente quando você faz uma dieta da moda, lê o cardápio e as regras e faz tudo sozinho o que torna mais difícil se manter firme, com a Dieta Dunkan não é diferente.
Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.
Quem irá me acompanhar?
Dieta Dukan: Embora, tenha sido criada por um especialista, Dieta Dunkan, assim como a maioria das dietas da moda, é normalmente feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.
Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.
O que vou comer?
Dieta Dukan: Na Dieta Dunkan você come proteínas e gorduras em excesso e ingere carboidratos em escassez. Por exemplo, você come uma grande quantidade de carnes e queijos, mas restringe o consumo de pães, massas, doces e até de algumas verduras e frutas.
Dieta e Saúde: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.