Veja o que Luciana fez para emagrecer 9,5 Kg
O que te motivaria a perder
1 de 3
Ao contrário daqueles que sempre estiveram em pé de guerra com a balança, Luciana sabe dizer exatamente quando seu processo de ganho de peso teve início. "Tudo mudou depois que entrei no curso de engenharia civil em 2007", conta. "Na época, pesava somente 56 quilos", lembra.
Os meses foram passando, a cobrança e o estresse aumentando e, com isso, vieram também os quilos extras. "A ansiedade nas semanas de prova me fazia comer mais, principalmente doces", diz. Além disso, a falta de tempo da jovem, que encarava uma jornada dupla com trabalho e estudo, fez com que ela optasse por refeições práticas e nada saudáveis. "Comia o que era mais fácil e rápido, como salgados e fast-food", explica.
1 de 2
"Não passei fome e não tive que mudar nada no meu dia a dia"
O ponteiro da balança subia gradualmente, mas foi apenas em 2011 que Luciana se deu conta da mudança. "Vi uma foto em que parecia estar grávida", conta indignada. Em quatro anos de faculdade, a jovem ganhara mais de 10 quilos.
Após esse primeiro susto, outro friozinho na barriga: em poucos meses teria sua formatura. A ideia de escolher um vestido e ser retratada no álbum com o peso atual foi o pontapé inicial para que saísse em busca de métodos para
Decidida a mudar, Luciana começou sua saga em busca de uma dieta que se encaixasse em sua rotina. A solução não demorou a aparecer. "Uma amiga contou que havia emagrecido 12 quilos em alguns meses sem praticar exercícios", diz. Era exatamente o que procurava, mas ficou desconfiada. "Sempre achei que para perder peso era necessário fazer atividades físicas, mas, mesmo assim, quis saber mais sobre seu método", complementa.
A colega passou um cardápio para Luciana e explicou que a
Luciana iniciou o programa em novembro de 2011 e, só na primeira semana, constatou a perda de 1,5 quilos. "Fiquei satisfeita principalmente porque não passei fome e não tive que mudar nada meu dia a dia", diz. "Foi tudo uma questão de disciplina".
O que mais ajudou Luciana a atingir seu objetivo foi o contador de pontos. "Com ele, eu sabia exatamente o que tinha comido e como aquilo afetaria minha dieta", explica. Não demorou muito para a universitária aprender a lidar com o programa e perceber que economizando alguns pontos durante a semana era possível matar a saudade do bom e velho fast-food, mesmo que esporadicamente.
Outra ferramenta importante foi o blog. "Os amigos da comunidade dão ânimo e incentivam uns aos outros", aponta. Luciana também se sentiu motivada pelas estrelas de meta que valorizavam suas conquistas. Cada quilo perdido era devidamente reconhecido pelo programa.
"Uma palavra que define bem o programa é autoconhecimento, já que, com o programa, você não precisa seguir receitinhas", afirma Luciana. "Aprendi a entender meu próprio metabolismo". Segundo ela, a única etapa ruim foi o efeito platô, período em que a dieta parece ficar estagnada e pelo qual todos costumam passar.
Luciana manteve segredo sobre a dieta nos sete primeiros dias. Mas as roupas mais largas não passaram despercebidas dos colegas e muitos quiseram saber o que ela estava fazendo para emagrecer. Embora não tenha deixado sua autoestima se abalar, ela confessa que mais do que nunca se sentiu realizada. "Aprendi a me alimentar, a pensar no valor nutricional do que estou consumindo e comecei a praticar exercícios", conta.
A formatura? Um sucesso.
PESO INICIAL: 66,5 KG
PESO ATUAL: 56 KG
EMAGRECEU: 10,5 KG