Como deixar o seu natal mais saudável

Programe a sua alimentação e tenha um natal sem exageros

tamanho da letra - +

Publicado em 06/12/2013

O natal está chegando e o emagrecimento não pode parar. Não é preciso entrar em pânico, muito menos imaginar os ponteiros na balança subindo, mas se programar é fundamental. Planejar os alimentos e preparações que serão feitos é importante, por isso seguem algumas dicas para tornar a ceia gostosa e ao mesmo tempo nutritiva e favorável para o emagrecimento. 


Sim, oleaginosas!

Uma das principais características desse grupo alimentar é combater substâncias tóxicas presente em nosso organismo. Além disso, elas previnem o risco de doenças cardiovasculares e por ter um alto teor de fibra, irão aumentar a saciedade, reduzindo consequentemente o apetite. 

Apesar dos benefícios, elas devem ter o seu consumo controlado já que são fontes de gorduras e por isso podem elevar a ingestão calórica diária. A dica é utilizá-las com o arroz, bolos, biscoitos ou até mesmo na salada, deixando as preparações diferentes e mais saborosas. Podem ser consumidas como aperitivo, mas cuidado com a quantidade! 

Peru ou tender?

O tender suíno tem aproximadamente quatro vezes mais gorduras totais que o peru, além de maior teor de sódio, por isso o peru é a opção mais saudável.

A sugestão de proteínas para ceia de natal são peixes magros como o abadejo, espada, merluza, filé de pescada e robalo, que contém baixos teores de gordura e calorias. 
Panetone pode?



Se você não abre mão do panetone na sua ceia, deve atentar-se com a quantidade consumida. No emagrecimento você pode comer de tudo, mas é importante ter um controle sempre do que se come. Outra dica é pensar que quanto mais simples o panetone melhor, evite os trufados, cobertos com chocolate, pois terão um impacto maior na ingestão calórica diária.

Frutas secas e desidratadas

É recomendada a ingestão de 3 a 5 porções de frutas por dia. Não há um limite de ingestão de frutas secas e desidratadas dentro dessa recomendação, porém como as frutas secas e desidratadas passam por um processo de eliminação de água, açúcares estão mais concentrados em sua composição, sendo assim, elas podem substituir uma ou duas porções da recomendação diária embora não sejam tão saudáveis como a fruta in natura. 

E a farofa?

É uma fonte de carboidrato, portanto tente não exagerar no arroz, massas e tortas se quiser consumi-la na ceia.  Evite ingredientes como bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos como o presunto na receita, e dê preferência ao damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. Outra ideia é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam a receita leve, colorida e nutritiva.

Os brindes da noite

Como o álcool tem um valor alcoólico elevado (1 grama são equivalentes a 7 calorias), uma ideia é fazer coquetéis de frutas sem álcool e até mesmo um ponche de frutas. Quando der meia noite, troque o champanhe por vinho tinto, por ser um alimento funcional ele combate a inflamação, ajuda no sistema imunológico e reduz as doenças cardiovasculares. 

Lembre-se que moderação é a palavra chave, por isso evite exageros!

Boas festas!

Equipe Nutricional Dieta e Saúde 


//}