Festa Junina combina sim com dieta!

Veja as dicas para aproveitar a festa sem comprometer o emagrecimento

tamanho da letra - +

Publicado em 13/06/2013

O mês de junho está aí e com ele chega também uma das mais tradicionais e animadas festas populares do Brasil: a Festa Junina. Manter a dieta nesse mês pode não ser uma tarefa fácil. No entanto, fazendo escolhas certas, as delicias das festas não irão comprometer o emagrecimento. Para isso, é necessário aprender a fazer trocas, buscando sempre por alimentos mais saudáveis. Veja as dicas abaixo:

* Para não exagerar e perder o controle na hora da festa uma boa dica é se alimentar durante todo o dia. Além disso, não chegue à festa com fome. Antes de sair de casa faça um lanche (sanduíche, barra de cereais, fruta ou vitamina), assim você evita consumir muito mais alimentos do que deveria e fica mais fácil comer somente aquilo que gosta muito.

* O milho é uma excelente fonte de energia e principalmente de fibra, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Mas, é preciso tomar cuidado, quando for compra-lo, dispense os ingredientes que deixam o alimento super calórico, como a manteiga.

* A maioria dos doces são feitos com muito açúcar ou leite condensado. Por isso, procure versões light e diet desses alimentos. Essa substituição deixará a receita com menos calorias sem prejudicar a textura ou sabor.

* Os docinhos da festa são realmente tentadores e sentir vontade de devorar todos eles, é normal. Para aproveitar a festa sem prejuízos à dieta, a dica é optar por porções menores, suficientes para saciar a vontade e sentir o sabor. Divida a maçã do amor com um amigo, experiente um pedaço pequeno de pé de moleque e se exagerou na cocada, deixe a canjica para outro dia.



* Cuidado com as bebidas alcoólicas, como o vinho quente e o quentão. O álcool possui muitas calorias, por isso, tenha moderação na ingestão. Especialmente em receitas que ainda contam com açúcar.

* Lembre-se que a comida não é o único atrativo da festa. Em festas como essa dá para dançar, conversar, paquerar e se divertir nas barracas de brincadeiras também para adultos. Só isso rende distração suficiente para que não existam exageros.

* Não precisar comer todos os itens em um único dia de festa. Lembre-se que a Festa Junina dura o mês inteiro, por isso, deixe para experimentar um salgado e um doce a cada comemoração, assim, ao final de junho você terá consumido todas as preparações que gosta sem prejudicar seu emagrecimento.

* Evite levar um bolinho para o café da manhã ou um caldo verde para o jantar. Programe-se para comer esses alimentos na própria festa. Vale até dividir os quitutes com alguém para experimentar algumas guloseimas sem comprometer a dieta.


Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3: 35001

//}