Almoço do Dia das Mães

6 dicas para deixar o almoço do domingo mais saudável.

tamanho da letra - +

Publicado em 08/05/2013

O dia das mães está chegando, ao invés de sair com a família para almoçar fora e enfrentar longas filas típicas desse domingo, que tal preparar o almoço em casa?


Veja algumas dicas para preparar um almoço saudável e receber sua família nesta data especial.

1. Começar pela salada sempre é a melhor opção. Por isso, para essa data especial, que tal fazer mais de uma opção para agradar o paladar de todo mundo? Por serem ricas em fibras, elas causam saciedade e ajudam a evitar o exagero na refeição.

2. Para deixar a salada ainda mais gostosa o molho vem para acompanhar. No entanto, para cortar calorias as melhores opções são as que dispensam maionese, creme de leite, queijos como gorgonzola e parmesão. Para deixar a preparação leve utilize ingredientes como iogurte natural, ervas, mostarda, vinagre, aceto balsâmico, azeite de oliva, além de outros itens, que darão o toque marcante ao sabor.

3. Sabe quando você come um prato de macarrão e se sente cheio logo após a refeição, mas minutos depois já está com fome? Os carboidratos simples são alimentos com digestão rápida, que pouco contribuem para saciar a fome. Por isso, tanto para o arroz como para as massas, a preferência deve ser pela versão de alimentos integrais, uma vez que são ricos em fibras e dão maior sensação de saciedade.



4. Exagerar nos copos de suco ou refrigerante durante refeições provoca uma sensação de saciedade momentânea. Além de não consumir a quantidade adequada de alimentos, o que dá fome mais depressa, você ainda dificulta o processo de digestão. Caso você não consiga dispensar as bebidas durante as refeições, limite-se a um copo e dê preferencia sempre pela água ou suco natural.

5. O segredo é moderar o consumo das carnes, dando preferência à carne magra. Na hora da compra você também deve pedir para que se retire a gordura aparente da peça e optar pelas preparações assadas, grelhadas ou refogadas para não aumentar o teor de gordura e o valor calórico da receita.

6. Para a sobremesa, as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja e ameixa) sempre são as melhores opções por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o nosso corpo. Pensando nos doces, o ideal é preparar uma única opção de sobremesa, evitando assim, um consumo muito maior de calorias e comprometendo a meta de manter o peso.

Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3: 35001

//}